segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notícias da Montanha

Bom dia, Alegria!!

Ora bem, quer o Jorge quer eu temos estado sem net no fds.

Contudo, aqui ficam os últimos updates da montanha, onde, nem apesar das rezas no mosteiro, eles conseguem net para nos darem conta do que andam a fazer…

Ficámos portanto na 6ªF passada em Dingboche… O Jorge ia fazer uma “rápida” subida a 5000m para aclimatar antes do sol-por.

Entretanto no Sábado, eles deixaram Dingboche e continuaram a subir no Vale de Chukhung, subindo o Chukhung Ri a cerca de 5600m de altitude e indo depois pernoitar à “aldeia” de Chukhung.

image

Dizia o JLCruz no sábado, dia 26: “Estamos vivos, mas sem cobertura. Hoje aclimatando a 5500m, o mal de altura já me deu o sinal. Por certo, o mal de altura aclimatando é como uma ressaca descomunal, mas sem a parte divertida :( Um abraço a todos.”

chukung-trail

Mais tarde, JLCruz escrevia “No cume do Chukung Ri. 5600m sofridos sofridos...”

87690862

Portanto, subiram, alguns a custo, o Chukung Ri. 5600m já é uma altitude danadinha… Pelo que o mal de altura se terá instalado entre alguns deles… Por vezes os mais novinhos, que não dão o devido tempo ao passo, que deve ser lento como o de um idoso, na montanha…

image

O Jorge conseguiu entretanto ligar de um telefone satélite à família dizendo:

Olá Amigos. Estou sem ligação à net e sem telemóvel e assim vou estar assim os 4 dias que fico neste ponto de escalada. Depois disso darei mais notícias. Está tudo a correr muito bem. Aquele abraço a todos. J.Ribeiro

 2_1274364028_view-from-chukung-ri  

Domingo foi dia de Descanso!!! Descanso em Chukung, a 5500m, para que a altitude se “entranhe” e se deixe de estranhar…

Não há muito para fazer por ali… Chukung é mesmo uma aldeola para as expedições de trekking… Tem alguns alojamentos e pouco mais…

untitled

O importante nesta fase creio que será mesmo descansarem e adaptarem-se à altitude… Eventualmente fazerem pequenos passeios, mas tudo, com muita, muita calma…

E chegamos assim ao dia de hoje… Mas isso será noutro post… ;)

2 comentários:

  1. recebi agora noticias.continuam sem net e sem telemovel.ha apenas um telefone satelite para emergencias .
    ja montaram campo de altura a 5600mts. amanha vao la dormir. no dia seguinte , se o tempo o permitir, tentarão fazer o cume.

    ResponderEliminar
  2. N.A.: As fotos apresentadas neste post foram retiradas da net. Carregando em cada foto são enviados para o respectivo link.

    ResponderEliminar