quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O dia antes da Partida…

Bom dia amigos!

Hoje é dia de fazer o saco, preparar a mochila e de ultimar os preparativos.

Confesso-vos que integrar uma Expedição Espanhola do Club Alpino Ama Dablam ao Nepal, liderada por Lolo, tem sido desde 13 de Julho de 2011 uma experiência muito interessante.

actividades2011_ext_2

Desde o início que tenho a sensação de esta ser uma Expedição muito bem pensada, com as coisas muito bem definidas a partir de cá e com a ajuda do Sherpa Tika no Nepal. Esta ponte entre o Club Alpino Ama Dablam, Lolo e o Nepal cria uma sensação de apoio,  suporte e segurança que são sempre fundamentais em qualquer Expedição.

logo

Este trabalho de preparação da Expedição tem sido feito por Lolo de forma exemplar.

O planeamento revelou-se fundamental para que neste momento o grupo esteja ciente de tudo o que é fundamental levar e para o conhecimento prévio da nossa recepção e acolhimento em Kathmandu.

Levaremos de cá o montante em euros exacto para pagamento da Expedição, não tendo qualquer preocupação relativa a câmbios, uma vez que tudo isso já está decidido. Para ficarem com uma ideia da preparação ao nível dos mais pequenos detalhes dir-vos-ei que, quando aterrarmos em Kathmandu, já teremos um Sherpa com cerca de 5.000 rupias para cada um de nós, contra a entrega de 50 €, para que, desde logo, possamos realizar alguma despesa que possa surgir de momento. E o dinheiro em USD e as fotos para os vistos de entrada no Nepal também estarão à mão.

exchange

No fundo, esta forma bem organizada e planeada de viajar torna a viagem muito mais segura e confortável. Um pequeno problema ou esquecimento na Europa não teria inconveniente de maior, mas em terras distantes pode revelar-se verdadeiramente comprometedor do sucesso de uma Expedição.

Funcionamos como Grupo desde a Europa e chegamos como Grupo a  Kathmandu, gerindo as tarefas e os tempos em Grupo. E isso é importantíssimo  para a coesão  e meio caminho para  o sucesso do Grupo na concretização dos seus objectivos e com os quais cada um de nós se identifica.

No sábado, dia 19 de Novembro, chegaremos por volta do meio dia a Kathmandu e depois de instalados no  Hotel Gangjong teremos tempo para uma primeira refeição nepalesa e para conversar sobre a lista de compras a fazer, ainda, nesse mesmo dia,  à tarde e no domingo.

building

Domingo de manhã concluiremos as compras e, da parte da tarde,  haverá tempo para fazer os nossos sacos de trekking, preparando mais um ou dois comuns para o Imja Tse contendo o material pesado (piolets, arneses, botas de altura, tendas, comida de altura, etc., para que, no dia seguinte, possamos voar tranquilos para Lukla.

Estamos assim com uma ideia clara daquilo que nos espera por lá.

E por cá, como vos disse, ainda terei de ir ao Banco levantar dinheiro em Euros, em notas de valor elevado para reduzir o volume, e cambiar os USD necessários para o Visto no Nepal.

1422828-currency-exchange-dollar-euro-3d

Depois farei o meu saco de expedição e carregarei a mochila com a electrónica (laptop, máquinas fotográficas, gps, carregadores, telemóveis, baterias, etc) com alguma roupa (polar, corta-vento, impermeável, luvas), óculos (de leitura tipo avôzinho e de sol) e um (bom) livro.

packing-backpack

Deixo-vos, por agora, para ir ao Banco e voltarei mais tarde para vos dar conta do meu dia antes da partida.

Abraço-Vos com o meu :-)

Jorge Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário