segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aclimatando no Campo Base do Imja Tse

Depois do belíssimo dia de descanso que o grupo ontem teve, e tal como o Jorge referiu na mensagem que deixou com a sua família, hoje foi dia de fazer aclimatação e subir até ao Campo Base do Imja Tse (C1). Aí montaram as tendas, a 5600m e voltarem a Chukhung para a pernoita.

image

Na imagem abaixo podem ter uma ideia do tipo de percurso que fizeram… São perto de 7km em altitudes sempre a rondar os 5000m, com as tendinhas às costas, para depois montarem o acampamento base.

image

Existem 2 alternativas em termos de campo base. Existe o campo base que fica mesmo na base do Imja Tse, a cerca de 5100m, chamado Pareshaya Gyab, ali mesmo à beira do Imja Tsho – ou Lago Imja.

7519782 

E existe depois o chamado “High Camp” a cerca de 5600m, onde me parece que o grupo irá ficar.

A grande vantagem deste acampamento elevado tem a ver com um menor esforço na altura de se fazer a ascensão da montanha. Por outro lado, diminui também o tempo de ascensão, o que significa que não terão de começar a subir às 02h da matina!! Ou seja, é como se se repartisse o esforço (e tempo) em etapas. Desde que tenham as condições reunidas para acamparem de forma segura e minimamente “confortável” neste tipo de altitude, um bom fornecimento de água e estejam em boas condições para conseguirem descansar a 5600m, é a melhor opção.

Hoje já estão de volta a Chukung e a aproveitar para descansar e continuar a aclimatar…

O tempo tem estado excelente e a previsão para a montanha nos próximos dias é também bastante boa!! O solinho vai brilhar e o fruskinho (-12ºC) também vai ser a “estrela” dos próximos dias, acompanhado por algum vento.

image

Amanhã deixarão Chukung direitos ao Campo Base (C1), farão aí algumas (pequenas) caminhadas, para se ambientarem ao local e verem a montanha de todos os ângulos… Imaginem só a quantidade de fotos que amanhã serão tiradas!!

Mas isso é amanhã… E amanhã será outro dia!! Tockandar!!!

1 comentário:

  1. quando subirem no alto da montanha branca, tocarão o céu azul...-Yes, we can !!!
    Ficaremos no cume convosco,olhando a natureza extasiados, deslumbrados c tanta beleza a nossos pés ...reconheceremos a n pequenez , valorizaremos o prazer d partilhar, tomaremos o peso do silêncio e da solidão...desceremos depois cheios d alegria procurando o v amor, o v colo q, na espera s tornou maior e mais disponivel ...agora é a vez dos afetos !! Tockasaborearavidacadaminutoquepassa!!...xuxu,a vovo´ ...palhaça

    ResponderEliminar