sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Em Dingboche, acabadinho de chegar!!!

Amigos!!!

Depois de ontem não ter conseguido aceder ao bloguito, aqui estou eu já em Dingboche a 4.440m.

Bivaque

O tempo está bom e estamos mesmo em frente ao Ama Dablam, ao Imja Tse e ao Lhotse.

Cume Ama Dablam Imja Tse - 2 Lhotse-2

A caminhada de ontem teve um desnível de subida acumulado de 2.230 e de mais de 1000 m de descida. Foi obra! O grupo está forte e, tal como ontem, o desempenho foi muito bom.

454912399

Ontem os corações batiam entre 68 e 85 ppm o que é bastante bom. Hoje foi um dia importante porque nos aproximamos do nosso objectivo e já o estamos a ver, o que dá outra alma.

IMG_1362 com iaque

No caminho para cá visitámos o Mosteiro de Pangboche, um tempo que aproveitámos para descansar e falar um pouco com o monge responsável, que nos abriu o Templo.

Hoje Gabi e José Luis bateram mais um recorde de altitude, o que constitui sempre um motivo de festejo. Brindou-se o feito com umas cervejas... Mas sem abusar porque o efeito da cerveja a esta altitude é devastador.

No caminho para cá cruzei-me com uma Sherpa e acabei por lhe tirar um foto quando ela caminhava na minha direcção. Quis ver a foto. Mostrei-lha. Gostou. Quis tirar outra. Tirei. Viu-a. E gostou.

eu   muher sherpa

Ofereceu-me um rebuçado a que cuidadosamente tirou o papel e meteu-mo na boca. Adorei o gesto. Guardo o sabor deste rebuçado e deste gesto em mim. Feliz com o gesto desta mulher, ofereci-lhe 100 rupias nepalesas. O rosto desta mulher sherpa sorriu de um outro modo, como que a dizer-me que assim para além do sorriso dela também poderia fazer sorrir a sua família. Guardou o dinheiro cuidadosamente no peito e foi a sorrir. E eu também.

meninos 2 meninos  menina e batara

Como vos disse já estou em Dingbuche mas sem rede de telemóvel o que dficulta as comunicações. Vou ver se subo mais um bocado até aos 4800/5000 m  e desço para facilitar o processo de aclimatação.

Tem sido uma Expedição magnífica com um planeamento exemplar. Lolo é de facto um grande Himalaísta com vários +8.000 m conquistados e com 23 anos de Himalaias. Com 21 anos já subia o Aconcagua e depois nunca mais parou. Este ano coroou com êxito a 2ª montanha mais alta do mundo - o Lhotse!!!!

_aab8947_1

Vou ver se suo mais um bocadinho, aproveitando o bocadinho de sol para uma “rápida” subida sem mochila aos 5000 e depois baixo para dormir.

Abraço-Vos. A sorrir !

--
Jorge Ribeiro

1 comentário:

  1. A Vida e 1 escalada,1 partilha intergeracional,1 trabalho d equipa...é descoberta,respeito pl Natureza,Ecologia...É magia ,Ética e Estetica..É poesia-olhar e sentir, sempre a subir, sorrindo na procura d Outro,d Felicidade e de nós proprios...Tal é o q sinto nesta Viagem a oriente, por outras culturas, outras paisagens, outros saberes...tockaserfeliz!!!!

    ResponderEliminar