quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

De Lukla para Kathmandu

Bom dia, Alegria!!

Com algumas nuvens a deixarem passar uns raios de sol e uma temperatura agradável de 21ºC, Lukla saudou hoje os nossos aventureiros, antes da partida para Kathmandu.

Por esta hora terão já saído e aterrado em Kathmandu. De acordo com o que pude apurar, é um voo curto, de cerca de meia hora, se tanto, já que Lukla dista apenas 136km de Kathmandu.

airplane

Contudo, sem este transporte aéreo, em vez de meia hora, a viagem duraria cerca de 1 semana!!!

Ah pois é!! É que não há estradas nestas zonas… Teriam de fazer um trek de Lukla até Jiri, que duraria 6 dias e posteriormente ir de autocarro até Kathmandu numa viagem de 1 dia…

image

Os próximos dias serão passados em Kathmandu… Descansando da aventura, deixando o ritmo das elevadas altitudes a que se submeteram…

Foram quase 3 semanas intensas desde que o Jorge partiu no dia 17-Novembro…

Primeiro foi a excitação da partida, conhecer o grupo, novas pessoas, partilhar estórias e sorrisos, depois o trekking, a ambientação à altitude, o primeiro impacto das montanhas mais altas do mundo…

Everest  Lothse  Imja Tse

Olhar o ponto mais elevado da Terra e sabê-lo ali tão perto… É como estar entre gigantes e poder tocá-los…

Everest 2

Perceber que eles permitem a sua ascensão, que se deixam ser “conquistados”, mas na realidade são eles que conquistam… pois quem de lá vem não volta nunca como foi…

E agora, o regresso, com trocas de sorrisos cúmplices, de quem partilhou a montanha, de quem partilhou o cume e o saboreou…

Para Lukla Paisagem para Lukla

O regresso aos confortos do mundo moderno, aos lençóis macios, às temperaturas mais amenas, à altitude que permite mexer sem ter de parar para recuperar o fôlego a cada movimento… A percepção do quanto se tem… E o dar o real valor ao e a quem se tem…

Imagino que virão alguns posts nos próximos dias, com mais belíssimas fotos e estórias do que esta expedição foi… Um sucesso!!

Até lá… Tockandar!!

S.Valentim

3 comentários:

  1. O maravilhoso desta expedição ultrapassa a beleza das paisagens, a mestria das fotos e a vivacidade dos relatos...e o que torna ainda mais bela esta escalada é o termos caminhado em conjunto e subido e descido ao mesmo tempo...Foi - e é - a partilha dos vossos passos que nos juntou numa roda que se foi agigantando e em que todos participámos de algum modo. Sentimo-nos parte de um todo que ACREDITA na VIDA como uma dádiva que não podemos malbaratar e mesmo quando nos parece dificil, quiça inatingivel É PRECISO ACREDITAR para além do mais na força interior,na humildade e na fé que foi "movendo" e "moldando" as altas montanhas do Nepal...

    ResponderEliminar
  2. Na hora da despedida não quero deixar de Vos agradecer, muito particularmente a Sandra Valentim que nos silencios forçados soube sempre ajudar-nos a ultrapassar ansiedades com a serenidade das suas informações. Bem sabemos que nada de mto complicado terá ocorrido nesta expedição mas para nós que ficámos no sopé da montanha foi bom sentirmo-nos apoiados neste ponto de contacto,importante elo de ligação estabelecendo uma ponte entre margens. Amanha chegará a Lisboa o unico Portugues desta aventura ao Nepal, irmão de quem muito nos orgulhamos pela tenacidade, perseverança e humildade com que enfrenta os desafios que lança a si proprio tentando chegar sempre mais além...Bem hajam e...Namastê!!!

    ResponderEliminar
  3. Os afetos da Família, que delicia!! Palavras doces!! Cheias d ternura!! Gente de bem e que se quer bem!! Bem haja pela partilha!! Arco-íris de magia para colorir as nossas vidas!! Adorei!! Grande beijinho.
    (obrigada tb á Sandra V.)
    Anabela

    ResponderEliminar