quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O 1º dia!!

Amigos !!!!

Aqui estou eu a dar-vos conta da tarde de ontem, da noite e do dia de hoje.

Ontem foi um dia cheio de coisas para fazer relacionadas com a troca e o levantamento de dinheiro para o pagamento da expedição, do visto de entrada no Nepal e para as compras que teremos de fazer em Kathmandu. Tudo correu bem e consegui ao fim da tarde ter tudo tratado.

Depois foi o tempo de ir nadar, como faço habitualmente, encurtando a duração do treino 10 minutos para poder estar a horas na Livraria Ler Devagar, onde iria integrar a mesa de uma Tertúlia organizada pelo Grupo Unidades Terapêuticas, em boa hora criado pelo Doutor José Botas.

Foi um magnífico encontro entre profissionais de saúde mental que reflectiram, de uma forma criativa e inovadora, sobre antigas e novas problemáticas desta área. A Dra. Lurdes Lourenço relembrou o Mestre João dos Santos com os participantes de pé, formando uma roda, dando-lhe voz através da leitura de um magnífico texto sobre a criança interior e sobre a importância do brincar. Foi um momento intenso e de bonito recorte emocional. De facto, um magnífico momento antes da partida.

E veio a noite...... E o sono não aparecia.

O saco e a mochila ainda não estavam feitos e fechados. Foi uma noite em que o sono tardou, tardou, tardou .....

E a manhã chegou e com ela o levantar da cama e mãos à obra. E era muita coisa para um só saco e para uma mochila. O saco ficou com 25 Kg e a mochila com 14 kg.

P1040337 

Uma expedição aos Himalaias exige uma quantidade enorme de material técnico e torna-se impossível não ultrapassar os pesos habituais nas actividades alpinas. Para além dos arneses, dos piolets, dos crampons, das botas de altura, jumar, mosquetões, fitas, etc., torna-se necessário levar equipamento para + 6000m e esse material é sempre mais volumoso/pesado.

As temperaturas de cume no IMJA TSE andam à volta dos -27º C, o que exige um reforço enorme do equipamento. Mas veio tudo.

A Easyjet acabou por cobrar 12€ por kilo a mais e lá paguei 60 €, pelo que no regresso terei de ver como contornar a questão.

Depois, a chegada a Barcelona foi tranquila com o serviço de transfer do Hotel Frontair Congress a funcionar, evitando assim pagamentos e aventuras nos transportes. Depois de instalado, foi tempo de ir jantar e de retemperar energias. Foi um jantar bom, com o pescado e o marisco a marcarem presença numa refeição muito bem confeccionada e impecavelmente servida. Terminei com um saboroso gelado.

381745_2559760042155_1498667515_2711330_1814529526_n 386643_2559780882676_1498667515_2711333_1794084769_n

E já vos escrevo do quarto, já de dentinhos lavados e pronto para me deixar levar nos braços de Morfeu.

Foi um dia importante e que se cumpriu da melhor maneira possível, mas que, para mim, se mostra sempre muito cansativo.

E amanhã será dia de me encontrar e de conhecer todos os elementos que integram a expedição liderada por Lolo.

A partir de amanhã viajaremos juntos até Katmandu. E é já com isso que irei sonhar...

Antes de adormecer pensarei em todos os que, ao longo destes anos, me acompanham pelos caminhos da vida de uma forma sempre muito bonita e que me faz ter orgulho em cada um de Vós. E sabem que o digo e que o sinto assim mesmo.

Abraço-vos a todos com saudades mas também com vontade de "copular" com o Futuro e de crescer como Homem.

E as Altas Montanhas sempre ajudam os Homens que as querem subir de forma humilde, determinada e cheia de amor para com Ela, para com a Natureza e para com Todos aqueles que sobem connosco (Uns ao nosso lado e vocês Outros dentro de nós).

Até amanhã !

Jorge

3 comentários:

  1. Muito bonita toda a descrição. Que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  2. Vais pela mão do sonho e da paixão, a melhor forma de olhar e sentir o mundo. Volta bem.
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Desejo que as montanhas se tornem pequenas, aos pés do grande Homem, que é!... Um grande abraço.
    Fernando Cardoso

    ResponderEliminar